domingo, 31 de outubro de 2010

Gato Preto tem medo de Hallowen



Há quem diga que ver 1 gato preto é sinal de azar, outros os enxergam como heróis, sobreviventes de séculos de perseguições.

As primeiras superstições sobre gatos pretos surgiram entre os egípcios que o idolatravam e tendo até um deus com sua forma física, chamado Bast. Isto era muito bom para os gatos. Já que o deus tinha forma de gato, as pessoas mantinham gatos pretos em casa e lhes cobriam de atenções e honras, inclusive mumificando-os depois de mortos.

Mas foi na Idade Média que o gato viu a sua sorte mudar. Apesar de concederem um importante serviço ao homem, caçando os ratos que eram considerados uma praga por todo o lado, a verdade é que havia grupos de gatos vadios que faziam das cidades o seu território. A sobrepopulação terá sido o primeiro motivo pelo qual o gato deixou de cair em graça para passar a cair em desgraça.
A Idade Média ficou marcada pela bruxaria, superstição e febre religiosa.

O gato estava associado as bruxas por superstição. Acreditava-se que as bruxas podiam transferir seus espíritos para gatos, então acreditava-se que toda bruxa tinha um gato.
O gato era tido como "um espírito familiar" e muitos eram mortos quando se suspeitava ser uma bruxa. Os druidas também tinham os gatos como animais sagrados, acreditando terem eles sido seres humanos transformados em gatos como punição por algum tipo de perversidade. Representavam portanto seres humanos encarnados, espíritos malvados, ou os "espíritos familiares" das bruxas.

O gato é um animal que caça, durante a noite e era acolhido na Idade Média por pessoas sozinhas.
Os gatos vadios eram os animais de estimação de pedintes e pobres, o que não favorecia a imagem do gato. Os olhos amarelos penetrantes que iluminam as noites contribuíram provavelmente para a catalogação do gato como espírito diabólico. A cor preta era a cor do mal e das trevas, o que tornou os gatos desta pelagem os mais perseguidos pelos inquisidores e cristãos.

Ok isso era na Idade Média, mas até hoje existir sacrifício de animais em rituais religiosos é uma ignorância sem fim. E isso ocorre também no Hallowen.
Muito já se ouviu sobre as violências praticadas em gatos pretos nessa época do ano, mas a crueldade tem aumentado nos últimos tempos. Muitos abrigos notaram um aumento na adoção de gatos pretos pouco tempo antes do Halloween, com muitos desses gatos voltando aos abrigos nos dias após o feriado porque "Não deu muito certo." Certamente essas pessoas só querem um ítem de decoração para suas casas - um gato preto na janela, talvez, ou um "amigo" para combinar com a fantasia de bruxa.

 Eles provavelmente nem pensaram como essa prática é cruel - esse tipo de indivídio tipicamente pensa que gatos são propriedade, e não seres com sentimentos que sofrem trauma ao serem retirados e retornados de um abrigo a uma casa. Fora os que são adotados apenas para serem sacrificados nesses inacreditáveis rituais Medievais que ocorrem até hoje.

Portanto cuide bem de seus gatinhos pretos, hoje principalmente mantenha-os em casa numa almofada bem quentinha.

Vou Miaudeitar na minha! =^.^=

Nenhum comentário:

Postar um comentário